­27 ideias para fazer seus Clientes Indicarem sua Corretora de Seguros

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Existem alguns corretores que se sentem incomodados ao pedir por referências para os seus clientes e contatos, e justamente por terem medo de estarem incomodando-os ou, por que cogitam que as pessoas acharem que “está pedindo muito”. Este tipo de ideia é até compreensível, porém não está correta. Entenda que ao pedir para que os clientes e contatos recomendem os seus serviços, você está basicamente fazendo um favor a eles.

Favor? Exatamente. Recomendar uma empresa que seja de qualidade é tecnicamente a moeda social para iniciar novas amizades ou simplesmente para que aumente a base de contatos dos mesmos, pois com isso tendem a ajudar uns aos outros. Mas como fazer o pedido por recomendação? De forma natural, sem colocar o cliente em saias justas que podem inclusive, fazê-lo desistir de usar os seguros que oferece - Tudo deve ser natural.

Quer uma ajuda? Confira 27 ideias de marketing de referência que podem ajudá-lo.

1 - Mude sua atitude em relação as referências, pense que ambos estão se ajudando e não apenas o seu cliente (você ganha novos contatos e ele ganha créditos com amigos);

2 - Ainda sem jeito para pedir referências? Então crie um programa de recompensa ao cliente que oferece referências, sendo um “agradecimento” aos clientes que te ajudam;

3 - Esteja nos contatos do celular de seus clientes, assim eles podem te indicar sempre que puder. Mas como fazer isso? Mostre o quão relevante é ter seu número registrado;

4 - Entregue em mãos para os seus clientes cartões de referência para distribuírem. O cartão pode ter seu contato padrão, e além disso o campo que diz “Recomendado por”.

5 - Pesquise em sua base de clientes e segmente aqueles mais propensos a dar boas indicações;

6 - Pratique formas eficientes de como apresentar seu serviço e pedir recomendação;

7 - Deixe o seu cliente e contato saber o tipo de cliente-alvo que possui. Por exemplo. “Nossa corretora de seguros tem os seguros mais baratos para clientes com o perfil X”;

8 - Procure ajudar os seus amigos e clientes a identificarem alvos para recomendação;

9 - Crie funcionalidades em seu site que permite ao visitante recomendá-lo a amigos;

10 - Crie uma assinatura de e-mail eficiente e inclusive com frases que dizem "Faça o encaminhamento das minhas informações de contato" estimulando as recomendações;

11 - As pessoas não recomendam serviços com o medo de falhar, remova esses riscos;

12 - Se recebeu referências no Facebook, vá ao perfil da pessoa e agradeça a atitude;

13 - Dê dois cartões de visitas para a pessoa, sendo um para ele entregar aos amigos;

14 - Veja os amigos de Facebook de seus clientes e aproveite. Use-os como potenciais;

15 - Use o LinkedIn para pedir referência, pedindo que o contato te apresente a outro;

16 - Faça com que os seus clientes curtam sua página no Facebook para ser notado;

17 - Seja prestativo, ofereça favores e assim pode ser recomendado de forma natural;

18 - Ofereça bônus aos seus vendedores que consigam fazer clientes te recomendarem;

19 - Faça bom proveito do Facebook, compartilhe diferentes anúncios segmentados;

20 - Contate as pessoas presentes nos “Contatos de preferenciais” de seus clientes;

21 - Identifique clientes bons para que solicite recomendação sem grande problema;

22 - Dê referências para que tenha chance de receber essa mesma atitude em troca;

23 - Faça clientes escreverem cartões postais aos amigos e envie com o seus contato;

24 - Entre para grupos e fóruns que são voltados para a prática de recomendação;

25 - Faça com que os clientes conheçam bens os seus serviços, podendo oferecê-los;

26 - Faça seus clientes enxergarem boas oportunidades para sugerir a sua empresa;

27 - Peça. Se deseja ser recomendado, peça! Claro sem ser inconveniente.

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Adaptação: Leonir de Campos

Leosoft

Written by: John F. Carroll

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