Funil de Vendas para Corretora de Seguros

Funil de vendas

Definição do Funil de Vendas

O Funil de Vendas por definição é uma representação visual da jornada de compras do cliente organizando em etapas todo o processo de vendas, desde o primeiro contato, até o fechamento da venda.

Deveria fazer parte do planejamento estratégico de toda Corretora de Seguros implantação do funil de vendas para acompanhar os leads (cliente em potencial) desde a cotação do seguro online ou presencial, passando pelo envio da proposta, negociação e indo até a emissão da apólice.

Dessa forma dividindo todo o ciclo da venda em etapas o Corretor poderá perceber claramente em qual etapa está perdendo negócios e ajustar sua estratégia para fazer o lead avançar no funil.

A métrica mais importante em qualquer negócio é o lucro e aumentando a conversão em cada etapa garante que quanto mais cotações entrar no seu Funil de Vendas, mais apólices de seguro serão emitidas no final.

Obter mais leads (clientes em potencial) diariamente é o desejo de todo corretor de seguros. Em breve vamos escrever um artigo com 100 maneiras de captar leads para sua Corretora de Seguros. Agora queremos ajudar sua Corretora converter mais os leads em negócios.

As etapas mais comuns do Funil de vendas de uma Corretora de Seguros são: Cotação, Proposta, Negociação, Transmissão e Apólice. O corretor poderá adicionar etapas ou removê-las de acordo com seu modelo de negócio.

Etapas do Funil de Vendas da Corretora de Seguros

Cotação:

A primeira etapa do funil de vendas é a primeira conversa com o lead (cliente em potencial). Poderia ser uma abordagem por telefone, por email ou no Facebook, mas normalmente é no pedido da cotação do seguro que o Corretor consegue os dados para abordar o lead.

Sabendo que a primeira impressão é a que fica e para causar uma primeira boa impressão a cotação do seguro deve ser feita na hora, ninguém quer mais ficar horas esperando para receber a cotação de seguro. Se você deixar o cliente sair da sua frente ou desligar o telefone, provavelmente você vai perder o negócio.

O uso de um multicálculo nesse momento é imprescindível, use o Leosoft Multicálculo gratuitamente para até 100 cálculos por mês, escolha o plano ideal por cálculo ou por usuário (como você preferir).

Proposta:

Depois de cotar em todas as seguradoras, selecione pelo menos 6 cotações, formate uma bela proposta e envie para o seu futuro cliente.Tem gente que demora tanto para fazer uma cotação que esquece de enviar, ou seja, não consegue nem converter uma cotação em proposta que seria o mínimo a fazer.

Com o Leosoft Multicálculo cotar nas 16 maiores seguradoras, formatar e enviar a proposta com sua logomarca nao leva mais que 5 minutos.

Negociação:

Está é a etapa mais importante de qualquer venda. Saber argumentar, explicar a proposta, atender as necessidades do cliente e defender os ganhos da corretora devem ser sua prioridade na venda de seguros.

É necessário então que você tenha segurança na hora de fazer as negociações, pois não há interesse em prejudicar o cliente, nem tampouco a corretora, por isso é preciso saber argumentar, ajustar valores e prazos para que fique bom para ambas as partes.

Transmissão:

Negociação concretizada, cliente deu ok, agora é só transmitir para a seguradora e torcer para que nao de na trave como falam por aí.

Apólice:

Pronto ganhamos, seu cliente já está assegurado, e satisfeito com o trabalho que sua corretora fez. Esta é a etapa do funil de vendas da corretora de seguros que indica vitória.

Como apresentada essas são as principais etapas do funil de venda para Corretora de Seguros.

Aplicando esta estratégia de gestão na sua corretora de seguros você vai acompanhar o progresso de cada venda e não vai deixar nenhum lead escapar.

Quanto mais eficiente sua corretora for em cada etapa da venda de seguros, mais negócios vai sair pelo funil $$$$$.

Fazer sua Corretora de Seguros converter cada vez mais leads em clientes é a nossa meta.

Transforme sua Corretora em uma máquina de vender seguros automatizando seu funil de vendas e não perca mais nenhum negócio daqui pra frente.



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Tradução e adaptação: Leonir de Campos